• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

Metodologia de gerenciamento de projetos

Metodologia Gerenciamento de Projetos

Metodologia de gerenciamento de projetos

Metodologia de gerenciamento de projetos

 

Em termos simples, uma metodologia pode ser definida como um conjunto de princípios, práticas, procedimentos e regras utilizadas em uma disciplina, com base na definição clássica do Merriam-Webster, ou pode ser simplesmente definida como um conjunto de descrições de métodos inter-relacionados (em que um método é um procedimento sistemático e ordenado ou processo para alcançar um objetivo).

Consequentemente, uma metodologia de gerenciamento de projetos é um conjunto de estruturas relacionadas de governança do projeto, procedimentos, regras, definições de papéis e relacionamento de tarefas dedicadas a gerir os aspectos de projetos ao longo do ciclo de vida do projeto para a entrega de um projeto de sucesso.

De modo prático, uma metodologia de gerenciamento de projetos estabelece a direção para um gerente de projeto em todas as fases de um projeto e facilita com informações relevantes para a tomada de decisão.

Ela descreve todas as tarefas essenciais conhecidas (não atividades específicas a um determinado projeto), processos e entregáveis à medida que eles se aplicam a várias fases do ciclo de vida do projeto (independentemente dos objetivos e requisitos de entrega de um projeto em particular) no próprio contexto de uma organização.

Ela ajuda o gerente de projetos a fazer as perguntas certas em termos de:

QUAL (objetivo, entregas ou atividades);
POR QUE (controle, argumentação, etc.);
QUANDO (ordem das atividades, sequência ou um marco);
QUEM (papéis, autoridades e responsabilidades), e;
COMO (técnicas, procedimentos) para qualquer tarefa identificada no projeto.

Embora possamos tomar emprestado ideias, processos e conhecimentos de certos padrões de gerenciamento de projetos de escolas filosóficas, ou de um guia de conhecimento, isto não deve ser confundido com nenhum destes.

Os padrões de gerenciamento de projetos como: Os manifestados em Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) (Project Management Institute), PRINCE2 (Office of Government Commerce) ou outros, são frameworks detalhando a definição do projeto e seu ciclo de vida, teorias de organizações e estruturas, processos que deveriam se aplicar através de disciplinas ou áreas de conhecimento e técnicas em geral; e o que não é metodologia de gerenciamento de projetos e que pode ser grosseiramente adotado por uma organização para entregar projetos.

Uma metodologia de gerenciamento de projetos é um mecanismo de propósito interno, específico para uma organização, que proporciona mudanças internas ou externas por meio de projetos e compromete-se com ideias ou processos de diferentes frameworks ou filosofias.

Por que uma metodologia?

Pense em um projeto no qual você trabalhou ou teve conhecimento e identifique quais (um ou mais) destes problemas o projeto sofreu:
Estouro de prazos;
Aumento de escopo;
Orçamento esticado;
Qualidade inaceitável do(s) produto(s) do trabalho ou requisitos não sendo atendidos com clientes insatisfeitos com o produto do projeto, partes interessadas descontentes;
Falhas na comunicação;
Moral da equipe do projeto deteriorada e, por último, mas não menos importante;
Falta de alinhamento dos objetivos do projeto com a estratégia da organização;
Fácil, não é? A maioria é capaz de identificar pelo menos um, e às vezes alguns destes sintomas para um dado projeto.

Como uma metodologia de gerenciamento de projetos pode ajudar? Ela é uma panacéia para todos os problemas?

Provavelmente não, mas pode eliminar alguns destes problemas ou reduzir a gravidade do impacto de muitos outros. De início, é esperado que uma metodologia de gerenciamento de projetos ajude um gerente de projeto com direção e informação ao longo de sua jornada no gerenciamento de um projeto.

Ela identifica o ponto de partida e define a rota, funciona como um guia ao longo da jornada e adota controles em pontos vitais para o sucesso de um projeto.

A implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos enfatiza uma abordagem baseada em políticas e prevê uma mentalidade orientada a procedimentos, na qual todo o EPS (entrada, processamento e saída) pode ser suficientemente uniforme, as ações menos evasivas de fatores humanos e os resultados um tanto previsíveis.

De fato, há benefícios maiores e de longo prazo na adoção de uma metodologia de gerenciamento de projetos do ponto de vista organizacional.

Quer ler o post na íntegra? Acesse: Portal PMKB clicando aqui

Portal PMKB
Portal PMKB

O portal PMKB (Project Management Knowledge Base) foi instituído em 2006 pela empresa Saletto Engenharia de Serviços e voluntários; com o objetivo de reunir conhecimento sobre áreas técnicas de gerenciamento de projetos e afins. Atualmente o projeto PMKB encontra-se em fase de amadurecimento e com a participação de diversos profissionais brasileiros e internacionais sobre o tema Gestão de Projetos.