• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

Dicas para engajar ainda mais a sua equipe

Dicas para engajar ainda mais a sua equipe

Dicas para engajar ainda mais a sua equipe

 

Antes de abordar de forma direta o assunto, considero muito importante destacar alguns conceitos e informações científicas utilizados no embasamento do que se propõe no título deste texto. No primeiro momento pode parecer um tanto quanto maçante e extremamente didático, mas insista na leitura e você poderá aproveitar de forma mais ampla cada uma das dicas. Vamos iniciar explicando, por exemplo, o que são os neurotransmissores e suas funções.

Os neurotransmissores são substâncias que conduzem e transmitem informações entre os neurônios. Eles atuam no cérebro estimulando impulsos e reações nas pessoas. Os neurotransmissores Dopamina e Serotonina têm um impacto direto sobre a disposição, o ânimo e a motivação do indivíduo. Esses dois hormônios neurotransmissores são os principais responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

A Serotonina é produzida no tronco encefálico e é responsável por regular o humor, o apetite e o sono. Já a Dopamina é produzida na glândula adrenal e é responsável pela motivação, pela sensação de recompensa e de prazer. Essa substância pode impulsionar a pessoa em direção ao cumprimento de metas.

O alto nível desses neurotransmissores no cérebro pode gerar mais produtividade. Em contrapartida, se os níveis desses neurotransmissores estiverem baixos pode ocorrer alterações no sono e no humor, causando déficit de concentração, desânimo e apatia.

A motivação dos colaboradores pode ser considerada como um fator essencial para a produtividade e, consequentemente, para o sucesso das empresas. Portanto, é fundamental o planejamento de ações visando à produção de Dopamina e Serotonina para o aproveitamento máximo do potencial motivacional que poderá resultar no sucesso profissional.

Ações rotineiras que podem contribuir para o aumento da produção de Dopamina e Serotonina no organismo

Ficar exposto ao sol diariamente por 15 minutos ajuda a elevar os níveis de serotonina no corpo.

Praticar atividades físicas com regularidade melhora o fluxo de nutrientes para o cérebro contribuindo para o aumento dos níveis de Dopamina e Serotonina.

Dedicar tempo para desenvolver atividades prazerosas como jogar vídeo game, assistir filmes, praticar trabalhos manuais ativam a produção de dopamina e contribuem para proteger o cérebro do envelhecimento.

Ter uma alimentação saudável eleva os níveis de dopamina. Especialistas orientam o consumo diário de frutas, legumes, peixes e ovos.

Ter uma postura de gratidão. Trazer à memória acontecimentos felizes e pontos positivos diante de situações estressantes aumentam o impulso de serotonina. Celebre a vida com as pessoas que estão próximas a você. Procure trazer nas rodas de conversas assuntos positivos e que trazem à memória o que pode dar ânimo e esperança.

Essas atitudes contribuem de forma significativa para uma vida equilibrada e estimulam impulsos cerebrais que poderão gerar motivação para o dia a dia, contribuindo para o sucesso pessoal, familiar e profissional.

E você? Quais das atitudes descritas fazem parte da sua rotina? Quais delas você precisa dedicar mais atenção? E a sua equipe? Como estão seus colaboradores em relação a cada um dos itens acima? Vale à pena fazer uma avaliação e sugerir para que a própria equipe também faça o mesmo. Faça acontecer mudando suas atitudes onde houver necessidade. Está na sua mão o seu sucesso e o da sua equipe.

Lucienne Fares
Lucienne Fares

Consultora na área de pedagogia atuando no segmento educacional e também empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão atua de forma significativa com foco em resultados. Sócia diretora da Affluence Treinamento Gerencial e também palestrante, tendo já realizado ministrações em todos os estados brasileiros.