• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

A importância das referências no processo decisório

Importância das referências para tomada de decisão

A importância das referências no processo decisório

A importância das referências no processo decisório

 

Quem nunca consultou previamente alguém ou até mesmo pesquisou sobre avaliações e resultados de um determinado produto ou serviço antes de comprá-lo ou contratá-lo? Já se estabeleceu como boa prática esse tipo de ação antes da tomada de decisão a respeito do que se pretende. Claro que estamos falando sobre uma grande maioria dos consumidores havendo, portanto, exceções.

O fato é que na vida pessoal muitas vezes utilizamos ótimas práticas e algumas vezes nos esquecemos de adotá-las no mundo corporativo. Fazer valer a opinião e/ou a experiência de outros pode ser valioso e mais lucrativo. Lembrando sempre que é inevitável considerar alguns parâmetros previamente para se estabelecer uma comparação justa e coerente, é claro!

De qualquer forma é preciso estar atento ao que exatamente você pretende com essa sua consulta. Sugiro que você avalie primeiro se o que você procura tem o mesmo objetivo de quem você está consultando e se a fonte utilizada para a sua pesquisa é coerente. Observe que há uma frase bastante comum no mundo corporativo e na vida que diz: “se você quer alcançar o que alguém nunca alcançou, certamente precisará seguir caminhos que ninguém nunca seguiu”. Neste caso, as referências continuarão sendo um ponto importante de análise, porém, apenas como uma base para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto.

O PROCESSO DECISÓRIO SEMPRE É UM DESAFIO

A verdade é que o processo decisório não é algo fácil e muitas vezes a própria maturidade na vida e nos negócios é que ditam o curso das suas definições e consequentes decisões. Mas se você não se julga maduro o suficiente tanto na vida quanto no mundo corporativo, continue pesquisando e amplie seu leque de opções avaliando também as experiências de outros.

O importante aqui é você não perder a coragem e continuar sendo audacioso para alcançar o que se pretende. A vida e a experiência de outros e de outras empresas não podem conter em si mesmos o suficiente para você e apresentar de forma completa o caminho para sua melhor decisão.

Faça uso das informações a seu favor, mas lembre-se de que a VIDA é feita de tomadas de decisões e de conviver com as consequências delas. E é exatamente isso que a torna única para cada um de nós. Portanto, seja qual for a sua decisão em qualquer situação, saiba que o principal é sempre tornar proveitoso o processo da experiência. E este certamente é o caminho para a sua maturidade, seja na vida, ou seja, no mundo corporativo.

Não deixe de compartilhar conosco suas experiências relacionadas a este assunto. Isso tornará cada um de nós, ainda mais experientes e maduros.

Avatar
Roney Fares

Administrador de Empresas com MBA Executivo em marketing, possui ampla experiência na área de Gestão em vários portes de empresas e em diversos segmentos. Sócio diretor nas empresas Exitum Empresarial e Affluence Treinamento Gerencial.