• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

As suas decisões geram bons resultados?

Como embasar a suas Decisões em prol do Resultado do seu negócio v2

As suas decisões geram bons resultados?

As suas decisões geram bons resultados?

 

Você já deve ter percebido que empresas em fase de crescimento convivem com muitos problemas. Um problema pode ser identificado quando o desempenho não está atingindo determinados objetivos, ou seja, um desvio em relação ao padrão ou plano estabelecido.

Para solucionar um problema, é necessário identificar possíveis causas e determinar ações que minimizem ou anulem os efeitos. E é neste momento que os gestores precisam decidir qual ação deve ser aplicada.

 

Será que você está preparado para decidir de forma assertiva?

 

Para decidir de forma assertiva, antes mesmo de aplicar uma técnica estruturada de decisão, é fundamental conhecer o ambiente que se está inserido. Os 3 ambientes básicos são:

1) Ambiente de Certeza: Neste caso, sabe-se o resultado e o ambiente para se tomar a decisão é mais confortável, pois as informações necessárias para se tomar a decisão estão disponíveis. Este cenário raramente ocorre na prática;

2) Ambiente de Incerteza: As informações disponíveis são poucas ou não são confiáveis e normalmente o ato de tomar a decisão não é confortável. Este é um cenário mais comum de ocorrer na prática;

3) Ambiente de Risco: Este seria o ambiente mais complexo, pois normalmente existe deficiência nas informações que definem o problema ou deficiência na informação sobre as possíveis soluções a serem utilizadas,o que além de gerar um ambiente desconfortável, gera muita incerteza na avaliação das opções.

 

A melhor técnica estruturada de decisão

 

Com o ambiente decorrente do problema identificado, o próximo passo é escolher a melhor técnica de decisão para o seu contexto, são elas:

1) Abordagens Heurísticas: Processo cognitivo utilizado em decisões não racionais, onde são definidas como estratégias que ignoram parte da informação com o objetivo de tornar a escolha mais fácil e rápida. Normalmente adotada em soluções criativas e inovadoras;

2) Decisão Intuitiva: Utiliza pressuposições desconhecidas ou não comprovadas, desvia-se do pensamento racional e é feita com rapidez. Normalmente é adotada em problemas complexos, quando é necessário tomada de uma decisão imediata. Gestores sensíveis, que conhecem bem o ambiente tecnicamente e o sentimento das pessoas ao redor, tentem a favorecer esses processos intuitivos;

3) Decisão Racional: É o processo de dedução que leva em consideração os objetivos a serem alcançados, as condições do ambiente, representação explícita dos cálculos e recomendações verificáveis.

 

Seleção do público envolvido na tomada de decisão

 

Neste momento, conhecendo o ambiente e definindo a técnica a ser aplicada, deve ser considerado o público que será envolvido para tomada de decisão, que pode ser individual ou em grupo. Em caso de uma decisão individual, avalie se a pessoa designada possui competência para tal responsabilidade. Agora se for adotada a decisão em grupo, saiba das vantagens e desvantagens em relação à decisão individual:

Vantagens

-Proporciona soluções inovadoras;
-Maior proteção contra erros;
-Conhecimentos somados;
-Maior tendência de aceitação dos riscos;
-Maior aceitação da decisão tomada por todos.

Desvantagens

-Possível supremacia de uma pessoa;
-Competição causando conflitos entre os membros;
-Aceitação da primeira alternativa viável desconsiderando, alternativas;
-Mais trabalhosa em termos de tempo e esforço.

Agora você já se sente seguro para tomar decisões em qualquer âmbito do seu negócio?

Caso ainda não se sinta seguro, provavelmente você não deve ter à sua disposição, os indicadores de resultado que sustentam a sua decisão. Nos próximos post’s, iremos abordar sobre a seleção deles para subsidiar a análise dos resultados gerados pela sua decisão.

Esperamos ter contribuído e que você possa se sentir mais confortável para tomar decisões. Fique à vontade para comentar o post de hoje ou compartilhar alguma experiência sobre o tema.

 

Se perdeu os post’s anteriores a este tema, acesse através dos link’s abaixo:

Faça a venda valer a pena!

Administre o Ciclo Operacional

Está vendendo, mas sobra dinheiro?

O seu negócio é atrativo para um investidor?

 

Abraços e sucesso nos negócios.

Avatar
Thiago Wilker Lima

Empresário, Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Sistemas de Informação