• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

Administre o ciclo operacional

Entenda os Indicadores de Resultado de Atividade

Administre o ciclo operacional

Administre o ciclo operacional

 

Em continuidade ao desdobramento do post, onde questionamos se as suas decisões geram bons resultados, hoje vamos para o segundo post a série de quatro, a respeito de indicadores de resultado que demonstram a efetividade das suas decisões.

O post anterior, faça a venda valer a pena, desdobramos os indicadores de desempenho voltados para vendas e orçamento que podem salvar a empresa da falência, principalmente em momentos de crise no mercado, pois vão lhe orientar onde as ações devem ser concentradas para reverter a situação.

Agora, com o orçamento estabelecido e equilibrado, vamos desdobrar os indicadores de desempenho irão lhe orientar a respeito do ciclo operacional da empresa, ou seja, as atividades que influenciam diretamente a utilização dos recursos da empresa e compõem o resultado.

 

Equilíbrio entre compra e venda para aliviar o Fluxo de Caixa

A gestão do fluxo de caixa inicia-sea partir de um orçamento bem estruturado, mas programar os desembolsos de acordo com a disponibilidade dos recursos financeiros, evita passar por dificuldades. Entenda os três indicadores que irão demonstrar o equilíbrio entre os compromissos de compras em função dos recebimentos das vendas.

1) Prazo Médio de Recebimentos: Informa quanto tempo uma empresa demora, em média, para receber suas vendas. As vendas, neste caso, referem-se especificamente àquelas decorrentes das atividades fim da empresa. Deve ser calculado em dias, através do valor do contas a receber de um determinado período em relação ao valor de vendas a prazo no mesmo período, dividido por 360;

2) Prazo Médio de Pagamento: Similar ao indicador anterior, mas agora em relação aos pagamentos. Calculado também em dias, através do valor do contas a pagar de um determinado período em relação ao valor de compras a prazo no mesmo período, dividido por 360;

3) Posição Relativa: Este indicador fornece a relação média entre o prazo que a empresa demora a receber suas vendas e o prazo que tem para pagar suas compras. Calculado através da relação entre Prazo Médio de Recebimentos e o Prazo Médio de Pagamentos. O ideal para este indicador, é que esteja abaixo de zero, cenário em que a empresa recebe de seus clientes em média antes do que paga os seus fornecedores.

 

Conhecimento da necessidade de Estoque

Definir o estoque ideal não é tarefa fácil e não existe uma fórmula padrão. Cada empresa define o estoque de acordo com a necessidade e em função da sua disponibilidade de imobilização do capital de giro, pois quanto maior o volume de estoque, menor os recursos financeiros disponíveis. Antes de definir um estoque, conheça a rotatividade do seu estoque determinada pelo indicador abaixo:

1) Rotação dos Estoques: Demonstra o número médio de dias que a empresa demora para consumir seus estoques totais (matéria prima, produtos em processo e acabados). Deve ser calculado através da relação entre o Custo de Mercadorias Vendidas e o Valor Médio de Estoque no período em questão.

 

Recuperação de Investimentos

Muito importante em qualquer negócio é entender o período necessário para que as vendas retornem com os investimentos realizados, o que irá subsidiar os investidores sobre a expectativa temporal a respeito dos resultados da empresa.

1) Giro do Ativo: Corresponde ao número de vezes, em anos, que os ativos da empresa são recuperados pelas vendas. Calculado através da relação entre Receita Operacional Líquida e o Valor de Ativo Total. O cenário ideal para este indicador seria, quanto maior o giro, melhor;

2) Giro do Patrimônio Líquido: Similar ao indicador anterior, correspondeao número de vezes, em anos, que as vendas da empresa conseguem igualar seu patrimônio líquido, ou seja, seu capital próprio. Calculado através da relação entre Receita Operacional Líquida e o Patrimônio Líquido. O cenário ideal para este indicador, também seria, quanto maior o giro, melhor.

 

Agora que você já dispõe de mais 6 indicadores de atividade, eles irão permitir que você administre o ciclo operacional pois lhe orientam sobre a efetividade na utilização dos recursos da empresa. Inclusive, no próximo post desta série, vamos abordar a respeito dos indicadores de resultados financeiros, fique ligado!

Abraços e sucesso nos negócios.

Avatar
Thiago Wilker Lima

Empresário, Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Sistemas de Informação