• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

Gerente de Projetos ou Gerente de Tarefas?

Gerente de Projetos ou Gerente de taréfas

Gerente de Projetos ou Gerente de Tarefas?

Gerente de Projetos ou Gerente de Tarefas?

 

Para entender essa questão sem maiores complicações, é preciso primeiro analisar o significado de cada palavra, separadamente.

Gerente: Profissional especializado em gerir ou administrar (estabelecimentos, negócios, propriedades ou serviços); dirigente ou gestor: gerente de shopping; gerente de supermercado.

Projeto: O que se tem a intenção de fazer; desígnio; intento; plano de realizar qualquer coisa. Estudo, com desenho e descrição, de uma construção a ser realizada.
Primeira forma de uma medida qualquer: ainda é um projeto.

Tarefa: Trabalho que se deve executar dentro de um prazo. Qualquer trabalho que se faz por dever ou necessidade. Trabalho remunerado por unidade de serviço; empreitada.

Bem, pela definição temos a ideia que ambas as atribuições são muito parecidas. Mas na prática, são duas profissões bastante distintas. Vamos explicar.

Apesar de projeto e tarefa serem duas palavras bastante próximas, elas exerce papéis específicos e individuais em uma empresa. Por exemplo: se você quer fazer um balanço do gasto anual, isso é uma tarefa. Tem início, meio e fim, mas acontecerá várias vezes, com certa regularidade. Agora, se você decidiu que quer deixar seu produto mais valorizado e vai investir em um design novo, isso é um pouco mais complexo. Demandará uma série de ações, tem início meio e fim, mas é um movimento que busca algo novo. A isso, damos o nome de projeto.

Um Gerente de atividades está ligado às rotinas da empresa. Mesmo tarefas mais raras ainda são tarefas. São feitas, pelo menos, todo ano e o objetivo quase sempre é manter a empresa em ordem. Contabilizar gastos, criar planilhas mais intuitivas, contratar recursos humanos etc.

Já o Gerente de Projetos atua na parte de inovação. Geralmente está ligado a questões de alto custo, até porque projetos visam uma mudança na empresa. Quanto maior a empresa, maior a mudança, maior o investimento.

Agora, se sua próxima ação será abrir uma empresa, não chame de projeto. Lembre-se que todo projeto tem um fim! Acreditamos que não seja o caso.

 

Leia em nosso Blog outras postagens relacionadas ao assunto através dos links abaixo:

Gerenciamento de Projetos

Metodologia de gerenciamento de projetos

Portal PMKB
Portal PMKB

O portal PMKB (Project Management Knowledge Base) foi instituído em 2006 pela empresa Saletto Engenharia de Serviços e voluntários; com o objetivo de reunir conhecimento sobre áreas técnicas de gerenciamento de projetos e afins. Atualmente o projeto PMKB encontra-se em fase de amadurecimento e com a participação de diversos profissionais brasileiros e internacionais sobre o tema Gestão de Projetos.