• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

Como vencer as crenças limitantes

Como vencer as crenças limitantes

Como vencer as crenças limitantes

Como vencer as crenças limitantes

 

Você já experimentou o desejo de realizar algo, mas nem mesmo tentou por acreditar que não conseguiria? Se sua resposta foi sim, você pode ter sido vítima da “crença limitante”.

Crença limitante é algo em que você acredita e que limita você de alguma forma. Veja abaixo alguns exemplos:

Acreditar que não tem disciplina para praticar atividade física e por isso não se matricula em uma academia;

Acreditar que não é bom em matemática e por isso não tenta seguir uma carreira na área de Exatas;

Acreditar que não tem conhecimento suficiente para crescer profissionalmente ou mudar de área e por isso se acomoda na posição que está;

Acreditar que não é simpático e por isso trata as pessoas mal;

Acreditar que não é digno de ter algo melhor e por isso se contenta com o que tem;

… E por aí vai.

A crença limitante mantém você numa zona de conforto, mas na maioria das vezes não condiz com a realidade e com o que você realmente pode realizar. Ela nada mais é do que uma desculpa para não realizar o que realmente gostaria e isso limita o seu sucesso e o seu desenvolvimento pessoal.

Mas não é tão simples como parece. Há determinados fatores que desencadeiam as crenças limitantes. As experiências vivenciadas ao longo da vida representam um fator bastante significativo e, talvez, o mais determinante. Uma frase ouvida na escola ou no lar, como por exemplo: “você não é capaz de fazer isso”, pode desencadear um gatilho no seu subconsciente que fará você acreditar pelo resto da sua vida que não é capaz…

Outro fator que desencadeia uma crença limitante é o medo do fracasso. Uma experiência de fracasso pode fazer com que você não tente novamente por causa da crença de que nunca mais conseguirá. A pessoa até tem vontade de melhorar de vida, crescer profissionalmente, realizar os seus sonhos, mas tem tanto medo de se frustrar que acaba acreditando que não irá conseguir.

 

3 Passos para vencer as crenças limitantes

 

Para sair deste ciclo vicioso do “não posso, logo nem vou tentar”, você precisa mudar o pensamento e se libertar de crenças limitantes. Para te ajudar nesta mudança seguem alguns passos que você deve seguir:

1- Procure listar sonhos e desejos que você teve, mas não realizou.

2- Para cada sonho e desejos que você listou procure identificar uma justificativa para não ter realizado. Possivelmente ali estará à crença limitante que influenciou a não realização do mesmo. Uma maneira prática para identificar a crença limitante é perguntar a você mesmo “por que não realizei” isso?

3- Faça uma avaliação na lista dos sonhos, veja quais ainda são possíveis de serem realizados e quais atitudes você teria que tomar para realizá-los.

Depois deste processo, você deverá fazer um exercício de ressignificação de suas crenças. Acredite e verbalize que a maior parte dos sonhos que você quer realizar pode ser alcançada. Se imagine sentado em uma cadeira e diga para você mesmo em voz de comando: – você é capaz! -prossiga! – você irá conseguir! -acredito em você! Repita essa ação até internalizar como verdade, assim você dará um novo significado às suas crenças e estará mais apto para desfrutar das tão sonhadas conquistas e realizações.

Se você se identificou em algum dos exemplos citados neste artigo e, se está buscando vencer suas crenças limitantes, compartilhe conosco. Quem sabe poderemos te ajudar nesse processo tão importante para seu sucesso pessoal e profissional. Conte conosco!

 

Leia em nosso Blog outras postagensque vão ajudar a melhorar seu perfil profissional através dos links abaixo:

Transformando conhecimento em ascensão profissional

Pilar essencial para o sucesso profissional

Lucienne Fares
Lucienne Fares

Consultora na área de pedagogia atuando no segmento educacional e também empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área de gestão atua de forma significativa com foco em resultados. Sócia diretora da Affluence Treinamento Gerencial e também palestrante, tendo já realizado ministrações em todos os estados brasileiros.