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Qual história sua “marca” conta?

História

Qual história sua “marca” conta?

 

Qual história sua “marca” conta?

 

Contar histórias ocorre desde os primórdios dos tempos, sendo uma das melhores formas de prender a atenção de um público, seja ele qual for. E no mercado atual não é diferente. As marcas que sabem contar uma boa história tornam-se mais populares e juntamente a isto ganham um grande potencial de venda.

Uma das técnicas mais utilizadas por diversas empresas para ganhar espaço na tão concorrida mente do consumir é utilizar-se do storytelling, ou contar uma história, onde sua marca ou produto é inserido como catalisador da narrativa.

Mas você pode estar se perguntando, o que minha “marca” tem com tudo isto? A resposta é simples, tudo. Analise um instante e perceba quantos concorrentes o seu negócio tem? Seja qual for o seu negócio, muito provavelmente, ele deve possuir inúmeros concorrentes. Então o que pode fazer, na conjuntura atual, com que sua marca, produto ou negócio se destaque dos demais?

Sabemos que atributos como qualidade, satisfação do cliente, preço justo e competitivo e etc. são pilares fundamentais para que você, pelo menos esteja no mercado concorrendo diariamente com players parelhos.

Agora o que vai fazer você alcançar o topo da mente dos consumidores e especificamente ganhar dentre eles, defensores e disseminadores do seu negócio é a história que é contada por ele.

 

Marcas que se destacam ao contar suas histórias

 

Tem alguma dúvida sobre isto? Então me responda como um xarope criado para dar energia aos combatentes de guerra tornou-se o refrigerante mais popular do planeta?

Como uma cerveja se torna parceira de esportes populares, se na lógica, esporte e bebida alcoólica tem efeitos opostos? Como um produto de higiene pessoal é percebido como um sentimento de carinho e proteção?

Se você não sabe, eu te digo. A Coca- Cola, a Heineken e a Dove, assim como outros produtos que você conhece, não mantém o seu foco na divulgação do produto propriamente dito, mas sim na história em que ele está inserido como agente catalisador.

Por isso vou à pergunta título deste texto, “Qual história sua marca conta?” O seu produto, marca ou serviço, por mais que você queira o contrário é apenas mais um no mercado, agora o que ele desperta em seu público deve ser único.

Na hora de contar a história da sua marca, lembre-se, o que ela se propõe a resolver? O em quais situações este problema se enquadra? E qual o sentimento você quer que seja associado antes e depois da adesão ao uso de sua marca, produto ou serviço?

Conte a história da sua “marca”, encante seu público, e assim sua “marca” se torna o sinônimo daquilo que ela oferece.

Este é o principal fundamento na estratégia empresarial e determina qual o seu negócio e somente depois disto, será possível determinar uma visão de onde se quer chegar, estabelecer uma missão a ser cumprida e os valores que devem ser norteadores durante a trajetória e como resultado disto, teremos as Diretrizes Estratégicas que orientam a condução do Planejamento Estratégico.

 

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Dennis Aleixo
Dennis Aleixo

Publicitário analista em comunicação na TW Estruturação e Direcionamento