• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

O que existe por trás da tecnologia

Tecnologia

O que existe por trás da tecnologia

O que existe por trás da tecnologia

 

Informação!!! Precisamos dela o tempo todo e nos últimos anos, ouvimos muito a respeito dos grandes avanços tecnológicos que viabilizam cada vez mais, uma maior capacidade e velocidade na absorção e processamento das informações. Mas a sua empresa está preparada para receber estes avanços tecnológicos?

Recentemente, ocorreu um fato interessante em um, que na época era “futuro cliente”, que buscava melhor desempenho e disponibilidade nos serviços on-line oferecidos aos seus clientes.

Ele utilizava a sua estrutura de Data Center e optou pela aquisição de novos servidores de última geração, que aumentava a capacidade de forma exponencial. Foi destinada uma equipe para análise de viabilidade, fizeram diversos estudos e o por fim, os novos servidores foram adquiridos. Foi realizado o planejamento que determinou a data que seria realizada a instalação dos novos servidores, e para isto, houve a interrupção dos serviços on-line durante um final de semana e quando foram instalar os servidores no rack, foi identificado que o equipamento não encaixava… Que situação complicada!!!

Esta é uma situação que exemplifica muito bem o tema do post de hoje, onde vamos desdobrar o que existe por trás da tecnologia, pois muitas vezes achamos que basta adquirir um equipamento moderno e todos os problemas estariam resolvidos, mas não é assim que as “coisas funcionam”…

Os equipamentos devem ser instalados em um local que possam desempenhar a sua função e precisam de uma infraestrutura para garantir o funcionamento de forma adequada e viabilizar a manutenção ou ampliação no futuro. É neste ponto que começam os problemas, pois às vezes pensamos em resolver o problema através da especificação dos equipamentos e nos esquecemos de especificar a infraestrutura, que é uma “peça chave” neste contexto.

Realizar o dimensionamento e projetar a infraestrutura é tão importante quanto à escolha dos equipamentos que serão adotadose juntosirão compor a solução. Mas quais são os componentes que devem ser explorados para que o projeto fique abrangente? Vamos compartilhar com você logo abaixo!

 

Elétrica

 

O fornecedor de energia elétrica disponibiliza uma carga total contratada que é distribuída a partir do padrão de energia através dos circuitos elétricos. Ao adquirir novos equipamentos, é fundamental analisar se o consumo poderá ser suportado no novo cenário. Isto considera deste o cabeamento e disjuntores, até mesmo a um possível aumento da carga contratada.

Outra questão muito importante é a disponibilidade de um sistema secundário que está relacionada à falta de energia, considerando o dimensionamento de sistemas de nobreak (baterias) que suportam os equipamentos até a retomada da energia elétrica ou até mesmo o sistema de gerador para períodos de interrupção maiores.

 

Dados e Voz

 

O conhecimento da demanda irá permitir o melhor dimensionamento e distribuição dos pontos de acesso para dados e voz, o que irá garantir desde uma melhor performance, passando pela utilização racional até mesmo a estética, onde irá evitar os “puxadinhos” com cabos atravessando a sala para um novo funcionário que chegou, sendo necessário improvisar o novo posto de trabalho. O projeto considera tanto a manutenção como a ampliação futura e o desenvolvimento integrado para dados e voz gera redução nos custos de implantação.

 

Segurança

 

Tão importante quanto o funcionamento propriamente dito, é a segurança da infraestrutura que considera deste o controle de acesso, filmagem, detecção de fumaça, humidade e temperatura. Não adianta ter equipamentos de ponta funcionado debaixo da caixa d’agua do edifício, correto? Então o dimensionamento dos dispositivos de controle está ligado à integridade dos equipamentos.

O projeto de infraestrutura é de extrema importância e deve ser composto pelos desenhos técnicos, memorial descritivo com as devidas instruções de instalação, assim como a lista de materiais necessários, sendo possível realizar o orçamento preciso para execução. Vale ressaltar também que para executar este trabalho, é fundamental que seja realizado por profissional devidamente capacitado e habilitado para tal atividade.

Agora que você já sabe sobre a necessidade de ter um projeto mais abrangente, saiba como colocar em prática no link abaixo:


Abraços e sucesso nos negócios.

Avatar
Thiago Wilker Lima

Empresário, Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Sistemas de Informação