• 1-800-123-789
  • info@webriti.com

A importância de ter objetivos

A importancia de ter objetivos

A importância de ter objetivos

 

A importância de ter objetivos

 

Estamos chegando ao final de mais um ano e você conquistou seus objetivos? Ou pelo menos havia traçado algum para este ano? 2019 foi um período ainda de tempos difíceis para muitos e nesta altura do campeonato, fica aquela sensação que atuamos como “bombeiros” apagando incêndio o tempo todo, pois direcionamos nossa atuação de acordo com os problemas que surgem e a cada obstáculo superado, aparece outro e assim já estamos em novembro…

Atuando desta forma, consumimos todo o tempo, não sendo possível dedicar atenção à construção de algo que realmente nos interessa. Você consegue imaginar os efeitos que os objetivos podem exercer sobre as nossas vidas?

Por este motivo, precisamos saber criar objetivos a serem alcançados em nossa jornada e mais que isso, é preciso aprender como criar e cumprir nossos objetivos, assim sendo, vamos abordar pontos importantes para a definição e o cumprimento dos objetivos que traçarmos.

Clareza do que precisa ser feito

Por acaso, você conhece algum parente ou amigo que sonha alto e até consegue elaborar boas ideias, mas raramente consegue colocar algo em prática? Pois é, ter boas ideias é algo fantástico, mas selecioná-las e determiná-las como objetivos é o primeiro passo para você ter maior clareza sobre o caminho a ser perseguido para atingir cada objetivo.

A inspiração que te motiva

Ao determinar os objetivos, você despertará uma inspiração para motivá-lo no dia a dia e que te ajudará evitar a grande vilã de objetivos não cumpridos, a procrastinação! O segredo para atingir grandes objetivos é dividi-lo em objetivos menores que possam ser alcançar em curtos espaços de tempo, como um ou dois meses. Acredite, a sensação de cumprir parte de um objetivo é como se fosse uma injeção de ânimo para lhe manter inspirado!

Resiliência para superar obstáculos

Ao longo do percurso vão ocorrer contratempos que podem lhe desviar do seu objetivo ou até mesmo trazer aquela sensação de exaustão onde parece que o universo está conspirado contra você… Mas com os objetivos traçados, cada dificuldade passar a ser simplesmente uma etapa a ser vencida, como se fosse uma vírgula ou parte do aprendizado para a conquista de algo maior, e pode acreditar, você se torna mais resiliente…

O primeiro passo

Se você não consegue ser produtivo no dia a dia com atividades de menor relevância, dificilmente conseguirá atingir grandes objetivos. Uma dica muito simples e fácil de colocar em prática é a criar o hábito de listar as tarefas do dia seguinte por ordem de prioridade e deixar esta lista em um local visível o tempo todo para lhe orientar no que fazer.

A princípio pode parecer estranho, mas proponho um desafio! Você consegue mensurar a sua produtividade durante o dia? Se não, faça um teste durante 30 dias, listando e acompanhando as tarefas a cada dia.

Mesmo com o fim do ano estando próximo, ainda temos tempo para cumprirmos este desafio de 30 dias. Comece aprimorando sua produtividade, ganhe prática em ser organizado com suas tarefas, e para o próximo ano, defina os objetivos que você deve alcançar, assim você não precisará apenas imaginar, pois conhecerá quais são os efeitos que os objetivos podem exercer sobre nossas vidas. Avalie a sua produtividade e depois volte aqui e deixe seu comentário, acredito que o compartilhamento das experiências pode ser muito importante.

Leia em nosso Blog outras postagens relacionadas ao assunto nos links abaixo:

As suas decisões geram bons resultados?

Administre o ciclo operacional

Pare de analisar, tome atitude!

Avatar
Thiago Wilker Lima

Empresário, Engenheiro de Telecomunicações e Especialista em Sistemas de Informação